Entrevista ao jurado Marco da Silva de 'Achas Que Sabes Dançar' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

18 de janeiro de 2015

Entrevista ao jurado Marco da Silva de 'Achas Que Sabes Dançar'



Esta semana, o Marco da Silva um dos jurados do júri composto por Joaquín Cortéz, Rita Blanco e o próprio Marco da Silva, da 2ª edição do programa 'Achas Que Sabes Dançar', que estreou no passado domingo, dia 11 de janeiro à noite na SIC, deu uma entrevista à revista Notícias TV.


Com apresentação de Diana Chaves, e arrancou no primeiro programa com as audições em Lisboa.
Hoje domingo, dia 18 de janeiro, às 21:40H, vai ser exibido o segundo programa que vai continuar com as audições no norte do país, mais concretamente na cidade de Guimarães, onde muitos candidatos vão mostrar o seu talento e receberem ou não o bilhete dourado para puderem passar à próxima fase do programa na SIC.

O bailarino e coreógrafo Marco da Silva, que na entrevista que deu à referida revista Notícias TV desta semana, confessa que o seu nome foi inspirado em Marco Paulo mas o seu ídolo é Michael Jackson, com quem quase dançou. Um homem sem tabus, dedicado à família e que se perde pelo arroz-doce da mamã. Assim é o jurado de 'Achas Que Sabes Dançar?'

(Texto acima, em exclusivo do site SIC Gold!)

Desde tenra idade que Marco da Silva estava talhado para "ser notícia". Mal nasceu, a 30 de maio de 1977, o dançarino português já era alvo da imprensa de Bremen, na Alemanha, onde viviam os pais. "Ele nasceu no hospital de lá e foi logo notícia porque nasceu muito forte, gordinho. Não me recordo ao certo, mas penso que pesava cerca de cinco quilos. Fizeram logo uma reportagem com ele", conta a mãe Maria da Conceição Silva à revista Notícias TV.

"O meu filho chama-se Marco Paulo da Silva, embora o conheçam por Marco da Silva. Escolhi este nome porque gostava muito do cantor Marco Paulo", revela Maria da Conceição, que não sabe se o filho conhece o repertório da voz de Eu Tenho Dois Amores. "Não sei se ele gosta, como é português se calhar não conhece. Ele prefere as músicas americanas. Mas não ficou chateado por eu lhe ter dado este nome", diz a mãe do jurado.

Filho de uma antiga empregada de limpeza e de um antigo operário de uma fábrica em Bremen, o jurado de 'Achas Que Sabes Dançar?' tem uma irmã, Luísa, 12 anos mais velha que não escondeu os ciúmes quando o viu. "Antes de ele nascer, a Luísa andava sempre a dizer que queria um irmão, mas quando ele nasceu tinha ciúmes porque eu dava-lhe mais atenção. É algo natural", diz Maria da Conceição. Mas o amor de irmãos falou mais alto e Luísa tornou-se fundamental no crescimento de Marco. "Ela foi a mãe do meu filho. Apesar de andar na escola, quando eu estava a trabalhar era a irmã quem tomava conta dele. Sempre foram muito cúmplices", destaca a mãe. Foi Luísa, hoje é enfermeira, quem ensinou o irmão a falar alemão. "Em casa falávamos sempre português. Ainda hoje comunicam em alemão", adianta Maria da Conceição, acrescentando: "Ele Tinha-lhe mais respeito a ela do que a mim. Era ela que ele ouvia".

Apesar de ter sido um "miúdo muito calminho, bom de criar", como salienta Maria da Conceição, Marco da Silva "era muito fugitivo à escola", acrescenta o pai, Luís Silva: "Tive de lhe puxar, algumas vezes, as orelhas. Recebia queixas dos professores porque ele faltava e andava na brincadeira com os amigos, mas nada de grave", conta à Notícias TV. O passatempo do bailarino era outro. Ir ao centro comercial ver discos e cassetes. Afinal, o bichinho pela música e pela dança já saltava à vista. "Ele era um bocadinho preguiçoso para a escola e só queria ir para os centros comerciais à procura de cassetes e de discos", relata a mãe.

Mas desde cedo que o dançarino mostrava ter "jeito para a coisa". "À medida que foi crescendo, punha-se em frente ao espelho a dançar rancho. Sim, porque havia um rancho português em Bremen e ele chegou a dançar lá. Ainda hoje guardo a imagem dele, com mais dois rapazes e duas raparigas, os grandes amigos dele, a dançar. Gostava muito de os ver", diz a mãe. Foi aos 12 anos que os pais perceberam que este seria o futuro do filho: "Ele começou a dizer que queria fazer carreira na dança. Mas desde pequenino que essa foi a sua inclinação. Lembro-me de que perdia muitas horas a ver filmes de dança e a ouvir música do Michael Jackson, a sua paixão. O Marco colecionava tudo do Michael Jackson, tinha figuras de cartão gigantes. Era uma loucura", afirma Luís Silva.

E cedo Marco deixou claro que o seu sonho era vingar junto de grandes estrelas da música. "Ele disse-me muitas vezes que ainda ia dançar para muita gente famosa. E conseguiu-o", recorda o pai.

Aos 16 anos, o jurado de 'Achas Que Sabes Dançar?' deixou a casa dos pais e foi à procura do sonho. Mudou-se para Hamburgo, mas sempre em contacto com a família. Posição que ainda hoje mantém. "Ele podia muito bem afastar-se um pouco dos pais, já temos uma certa idade, somos pessoas simples. Podia ser vaidoso, mas não, ele gosta de nos levar para todo o lado, apresenta-nos a toda a gente e é por isso que ficamos orgulhosos. É muito bom menino", acrescenta Luís da Silva.

Antes de começar a dar nas vistas como dançarino, Marco da Silva lançou-se na música. "Chegou a ir trabalhar para Ibiza, para um hotel, como animador e um produtor alemão convidou-o para participar num projeto em que lançou um CD com o tema La Bamba. Foi um espetáculo. A canção chegou a ser considerada a mais quente da Alemanha naquele verão", conta Luís da Silva. No entanto, a verdadeira paixão de Marco era a dança. "Surgiu a oportunidade de ele trabalhar com Kylie Minogue. Fez o casting, ficou logo aprovado e dançou com ela durante cinco anos. Eu e a minha mulher até chegámos a conhecê-la, em Londres", conta o pai. De então para cá, dançou para outras cantoras conhecidas, como Mariah Carey, Avril Lavigne ou Britney Spears, entre muitas outras. Foi também coreógrafo de programas como Germany"s Top Model, as edições alemã e israelita de So You Think You Can Dance e, recentemente, da Operação Triunfo espanhola.

Desde o passado domingo surge na antena da SIC como jurado de 'Achas Que Sabes Dançar?'. E é a primeira vez que trabalha em Portugal. Hélder Marques, produtor do programa, está rendido ao dançarino. "Ele é muito simples, muito descontraído. Tem uma grande noção de espetáculo e isso é muito bom para o programa", diz à Notícias TV. Diana Chaves, apresentadora do formato, já foi desafiada pelo jurado a mostrar que sabe dançar, mas ainda não deu o sim. "Ele quer pôr toda a gente a dançar. Aquilo está-lhe no sangue. É uma pessoa muito divertida. Está a ser um prazer trabalhar com ele", disse.

Com esta mudança temporária para Portugal (Marco da Silva vive nos EUA, mas quando começarem as galas vai estar mais tempo por cá), o dançarino vai ter mais oportunidade de se deliciar com... o arroz-doce da mãe, pois os pais vivem agora em Setúbal. "Quando vem cá gosta muito que eu lhe faça arroz-doce. Pede-me sempre uma travessa para comer", diz Maria da Conceição e o pai acrescenta: "E também é fã de arroz de marisco. Sempre que está cá não pode falhar arroz de marisco e lulas. Não é esquisito, mas mantém uma alimentação saudável. É muito preocupado com comida com gordura", destaca.

E também não passa um dia sem ir ao ginásio. "Quando está cá, procuramos sempre o ginásio mais perto para ele poder manter os treinos", salienta Luís da Silva.

Aos 37 anos, Marco da Silva deixou de lado a carreira de dançarino para se dedicar à de coreógrafo e DJ. "Com a idade, as dores vão surgindo e ele acabou por se dedicar à vida de coreógrafo. Dá aulas de danças e é também DJ. Corre o mundo inteiro a pôr música", explica o progenitor. Da carreira de dançarino só ficou uma mágoa. Não ter dançado com o seu ídolo. "O maior desgosto foi não poder dançar para o Michael Jackson. Ele ainda foi a um casting e ficou apurado, mas só ia dançar para ele na despedida que o Michael Jackson ia fazer em Londres, precisamente na semana em que morreu", lamenta.

Homem sem tabus e ousado, Marco da Silva é homossexual assumido, tem uma relação estável e já protagonizou ensaios fotográficos com pouca roupa para diversas publicações. Algo que não preocupa os pais. "Eu lido bem com essas produções em que aparece com pouca roupa, até porque ele já foi fotomodelo. E todos os defeitos que possa ter são postos para atrás das costas e nós apenas vemos nele aquele prazer, o orgulho do que ele é", remata.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas