Documentário 'Vizinhos' estreia dia 28 de maio na SIC Notícias - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

23 de maio de 2016

Documentário 'Vizinhos' estreia dia 28 de maio na SIC Notícias



Há 30 anos, o arquiteto Álvaro Siza foi convidado para projetar quatro bairros em quatro cidades da Europa: Porto, Haia, Berlim e Veneza. Estes projetos evidenciam uma característica rara entre os arquitetos da actualidade: a habitação social.

O dcumentário 'Vizinhos' será exibida na SIC Noticias nos dias 28 e 29 de Maio e 4 e 5 de Junho 2016. Estreia no próximo dia 28 de maio sábado na SIC Notícias.

Ao longo de três décadas surgiram alterações no tecido social dos bairros mas a arquitetura mantêm-se. Em 2016, o Prémio Pritzker Álvaro Siza revisitou os bairros, entrou nas casas dos moradores, conversou com eles, ouviu elogios e desabafos. A variedade dos habitantes dos bairros sociais mostra a diversidade da Europa de hoje. Álvaro Siza conheceu famílias originárias da Turquia, de Angola, da Síria que habitam casas desenhadas por si; e também as situações de gentrificação em que novos moradores, jovens arquitetos, designers, estudantes, procuram edifícios em que se evidencia a obra de um dos mais destacados arquitetos a nível mundial. 

Em exclusivo, a SIC e o Expresso acompanharam estas viagens de Álvaro Siza.

'Vizinhos' é um conjunto de quatro documentários, realizados no Bairro da Bouça - Porto, em Schilderswijk - Haia, na Giudecca -Veneza e no Bonjour Tristesse - Berlim, onde se revela a relação de vizinhança que existe em cada bairro e a forma como os moradores acolhem, debatem, questionam o Pritzker Álvaro Siza. 

Este ano a 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza tem por tema "Reporting from the Front" e é dirigida pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, conhecido pelos seus projetos de habitação social e que este ano foi também distinguido com o maior prémio mundial de arquitetura, o Pritzker. 

O Pavilhão de Portugal, nesta Bienal, estará focado na obra de Álvaro Siza, com a curadoria dos arquitetos Nuno Grande e Roberto Cremascoli. 


Os quatro documentários realizados pela SIC farão parte da exposição na Bienal de Arquitetura de Veneza  que decorrerá no Campo di Marte, Giudecca, Veneza, de 28 de Maio a 27 de Novembro de 2016.

Estes documentários são realizados pela seguinte Ficha técnica: 

Cândida Pinto / autoria

Rodrigo Lobo / imagem

Marco Carrasqueira / edição

Alexandre Ferrada / grafismo

Rui Branquinho / colorista

João Bruno Soeiro / banda sonora original

Octaviano Rodrigues / pós-produção audio

Madalena Durão / produção

Ricardo Costa / Direcção de Informação SIC
Alcides Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas